Odontologia do sono trata distúrbios como bruxismo e apneia
O que são distúrbios do sono? Os distúrbios ligados ao sono, como o bruxismo ou a apneia, podem atingir diretamente a qualidade de vida de um indivíduo. Estudos apontam que......
A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que une a mandíbula ao crânio na região anterior à orelha. Alterações da oclusão (mordida) podem levar a um quadro de disfunção de ATM com consequentes dores e estalos ao mastigar e falar.
Para que se tenha ideia da importância desta patologia, cerca de 50% dos casos de cefaleia (dor de cabeça) crônica são provenientes de disfunção da ATM.
Através de placas de mordida, aparelhos ortodônticos, medicação, cirurgia e reabilitação protética, conforme o caso, nossa clínica oferece o que há de melhor no tratamento da disfunção da articulação temporomandibular.
Por sua vez, a disfunção temporomandibular, mais conhecida como DTM é o nome dado a alterações ocorridas nas articulações mandibulares e nos músculos da mandíbula.
O paciente que possuir tais alterações de ATM pode ter dores faciais e de cabeça.
O local onde se encontra a articulação temporomandibular está à frente das orelhas e liga o maxilar inferior ao crânio, por isso um dos principais sintomas da disfunção está relacionado com as dores e dificuldades para abrir a boca.
Diversas causas podem estar atreladas a problemas de DTM. Vícios do dia a dia são muito frequentes, como o bruxismo ou a pressão entre os dentes, o que pode acarretar uma tensão muscular e consequentemente na disfunção.
Pacientes que têm uma má oclusão da mordida, onde as arcadas dentárias não se encaixam de maneira uniforme, tendem a ranger os dentes de forma inconsciente e a desenvolverem a disfunção na ATM. O inverso também pode ocorrer, visto que alterações faciais podem provocar a DTM e, consequentemente, o bruxismo.
Outras causas também podem vir de alterações emocionais, como o estresse, ou devido à falta de manutenção aparelhos ortodônticos, que são utilizados durante muito tempo sem o acompanhamento de um profissional. Há casos específicos onde o paciente já nasce com uma disfunção temporomandibular por conta de má formação dentária durante a infância, no entanto, os casos mais recorrentes se dão por vícios diários do paciente.
A dor de cabeça e do orofacial são os principais sintomas da disfunção temporomandibular, o que faz os pacientes encararem como um incômodo diário, quando não é.
Os problemas gerados pela disfunção vão além das dores e causam dificuldades até mesmo para abrir a boca, prejudicando na alimentação do indivíduo, visto que impossibilita o movimento correto de mastigação.
Além disso, os outros sintomas da DTM também envolvem:
Estes sintomas ocorrem, especialmente, quando o quadro já está mais acentuado e há uma compressão dos nervos da mandíbula, que estão ligados ao sistema nervoso central.
Portanto, o diagnóstico é o diferencial para um tratamento adequado da disfunção de ATM, seja através de terapias conservadoras ou através do uso de técnicas cirúrgicas em quadros mais severos.
O diagnóstico da disfunção temporomandibular deve ser feito por um ortodontista, que irá avaliar os sintomas característicos da condição, além de conversar com o paciente para entender seu histórico.
Exames radiográficos também podem ser solicitados durante a consulta de avaliação, uma vez que será possível visualizar a disfunção de maneira mais precisa.
A partir do diagnóstico o tratamento adequado pode ser proposto. Contudo, existem diversas técnicas para minimizar os sintomas da disfunção de ATM que podem ser empregadas pelo ortodontista, por isso, cabe sempre uma avaliação e conversa com este profissional.
O uso da placa de mordida, também chamada de ‘splint’ é uma das medidas que auxiliam no combate da ação de ranger os dentes. Com o uso deste aparelho individualizado, é possível promover o encaixe uniforme entre as arcadas dentárias, impedindo que o paciente mantenha este ato.
Medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares são medidas que aliviam os incômodos do paciente, descomprimindo a articulação temporomandibular. Lembrando que todo medicamento deve ser prescrito pelo seu dentista.
A toxina botulínica também é uma das formas de tratamento da DTM, visto que a substância aplicada auxilia no relaxamento muscular e alivia a tensão dos nervos na região do maxilar. Nos quadros mais graves, a intervenção cirúrgica pode se fazer necessária.
A cirurgia através da artroscopia também pode ser realizada para tratamento de disfunções da ATM. Por meio de uma pequena câmera e guiado por um monitor, é possível reposicionar o disco na região da articulação mandibular para restabelecer as funções na área e remover o tecido inflamado.
Cirurgias abertas são mais raras mas eventualmente necessárias quando as alterações da ATM são mais graves.
A prevenção se dá através do tratamento prematuro para esta condição. Caso o paciente apresente dores de cabeça recorrentes ou até mesmo zumbidos no ouvido, o ideal é procurar o acompanhamento de um ortodontista especializado para avaliação.
Através da especialidade da odontologia preventiva, é possível identificar uma série de problemas que podem vir a acometer a saúde bucal de maneira mais severa no futuro.
Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana - SP
(11) 5084-2811 | 5084-2864
O que são distúrbios do sono? Os distúrbios ligados ao sono, como o bruxismo ou a apneia, podem atingir diretamente a qualidade de vida de um indivíduo. Estudos apontam que......
A importância da periodontia Para manter a saúde bucal em dia, é necessário tomar diversos cuidados com os dentes e a gengiva. Sim, nossa gengiva também precisa receber atenção! E, para......
A popularidade do clareamento dental A busca por um sorriso perfeito é algo que tem tomado conta dos consultórios odontológicos. E, dentre os métodos escolhidos pelos pacientes o clareamento dental......