Odontologia do sono trata distúrbios como bruxismo e apneia
O que são distúrbios do sono? Os distúrbios ligados ao sono, como o bruxismo ou a apneia, podem atingir diretamente a qualidade de vida de um indivíduo. Estudos apontam que......
A implantodontia é a especialidade responsável pela colocação de implantes nos ossos maxilares para a substituição de dentes perdidos, seja devido a trauma ou a condições como cáries e fraturas dentais que levam a extração dos mesmos.
No entanto, o processo é realizado com um minucioso planejamento, com exames prévios, seleção individualizada do implante e técnica cirúrgica precisa.
Implantes são pinos de titânio que substituem a raiz do dente perdido para que a após a inserção deste seja colocada coroa ( dente ) protética para adequada reabilitação.
Para se fazer a cirurgia de implante dentário, de início o paciente deve se consultar com um dentista especialista em implantodontia. Na Clínica da Villa, os profissionais vão avaliar o caso e traçar um planejamento para que ocorra a cirurgia. Primeiramente, uma radiografia ( ou tomografia ) de toda a arcada dentária será feita para uma avaliação da necessidade e oportunidade cirúrgica.
Após a implantação dos pinos, o paciente ficará com dentes provisórios até que ocorra o processo de osseointegração do implante com o osso. Na parte inferior da boca, o paciente deve aguardar cerca de dois a três meses para a inclusão dos dentes definitivos. Já na parte superior, o período é mais longo, de cinco a seis meses.
Em casos especiais, é possível fazer a chamada carga imediata, ou seja, imediatamente após a colocação do implante, já se faz a instalação da prótese.
É importante salientar que em todos os casos é possível a colocação de implantes. Ocorre que em alguns pacientes com grande perda óssea é necessário procedimento de enxerto ósseo prévio à colocação dos implantes.
Quando é necessário que mais de um dente seja implantado, o nome dado é Prótese de Protocolo, muitas vezes adotado por pessoas que desejam livrar-se do uso de dentaduras. Além disso, para os diversos tipos de cirurgias com próteses existem a opções diversos materiais para confecção dos dentes, com indicações precisas para cada caso (paciente).
Assim como a saúde bucal original, o paciente deve limpar cuidadosamente as próteses, utilizar o fio dental e manter a periodicidade no dentista para avaliações e reparos. Evitar mastigar alimentos duros, já que o dente, por mais que seja feito de um material resistente, pode ser danificado.
O tabagismo prejudica a saúde bucal de maneira geral e além disso, interfere durante o processo de osseointegração podendo levar a “perda do implante”.
Os implantes dentários não são indicados em pacientes cuja formação óssea não tenha sido completada, e em algumas condições sistêmicas de saúde, como por exemplo os usuários de bisfosfonatos ( medicação para osteoporose ).
Procure um profissional da Clínica da Villa para uma avaliação. Nossa estrutura e equipe estão preparadas para lhe atender.
Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana - SP
(11) 5084-2811 | 5084-2864
O que são distúrbios do sono? Os distúrbios ligados ao sono, como o bruxismo ou a apneia, podem atingir diretamente a qualidade de vida de um indivíduo. Estudos apontam que......
A importância da periodontia Para manter a saúde bucal em dia, é necessário tomar diversos cuidados com os dentes e a gengiva. Sim, nossa gengiva também precisa receber atenção! E, para......
A popularidade do clareamento dental A busca por um sorriso perfeito é algo que tem tomado conta dos consultórios odontológicos. E, dentre os métodos escolhidos pelos pacientes o clareamento dental......